Minha foto
LAMA MICHEL RINPOCHE - "Uma tradição espiritual se mantém viva não apenas pelo conhecimento, mas principalmente pela transformação interior que vem como resultado da prática espiritual baseada na transmissão de experiência e conhecimento de mestre a discípulo.O Documentário irá contar a história da linhagem de Ganden Nyenguiu, começando com Buddha Shakyamuni, passando pelos principais mestres até chegar em S.S. Trijang Rinpoche e nos mestres contemporâneos como Lama Gangchen Rinpoche.Acredito que esse documentário seja importante para todos que fazem e ainda farão parte desta família espiritual, todos que seguem e seguirão esta linhagem. Peço a todos que acreditam no valor da linhagem e na importância de contar a sua história, de contribuírem dentro da própria possibilidade na realização deste projeto.A primeira fase será a filmagem no Tibete, em agosto próximo, e depois haverá outras etapas de filmagens na Índia, Nepal, Europa, EUA, Brasil, além da edição e finalização. Acredito que com a ajuda da Sangha iremos realizá-lo sem obstáculo algum! Agradeço profundamente a dedicação, o esforço e o carinho de todos!" Um grande abraço, no Dharma,Lama Michel

14 de agosto de 2009

Caminho para o Monastério de Chogu Lamasery - 11 de agosto








Montanhas sagradas de Vajrapani, Manjushri e Cherenzig










Caminho para o monastério de Chogu Lamasery, na província de Daocheng.
A equipe de filmagem - Fernanda Lenz, Alemão Nagamini, Lama Michel e Diego Garcia
fotos - Fernanda Lenz e Daniel Calmanowitz

Monastério de YangDing - 10 de agosto



Chegada de Lama Gangchen no monastério de YangDing
fotos - Fernanda Lenz e Bel César

Caminho para o Monastério de YangDing - 10 de agosto


No caminho para monastério de Yangding, vemos OM MANI PADME HUM inscrito na montanha.


O mantra om mani padme hum é o som do Tibete. Ele está presente a todo momento. Pode ser visto à distância escrito nas pedras marcando lugares sagrados ou pontos importantes de passagens nas montanhas. Um mantra é a expressão sonora de uma divindade.
Om mani padme hum é o mantra de Tchenrezig - Avalokitesvara, em sânscrito - o Buddha da Compaixão.
fotos - Fernanda Lenz e Bel César

Pelo caminho, sempre homenagens e khatas...



Por todas as estradas onde passamos, dezenas e dezenas de pessoas aguardam a chegada de Lama Gangchen com oferendas de khata, é lindo e emocionante!

Como no Ocidente usamos flores para dar boas-vindas e celebrar união com quem vamos nos encontrar, no Tibet oferece-se uma Khata. Significa literalmente “tecido que une” e simboliza o laço que se estabelece entre quem a oferece e quem a recebe. A khata é oferecida em circunstâncias como encontros e despedidas entre Mestres e amigos, assim como durante as cerimônias religiosas. Colocam-se também khatas nos altares e ao redor das imagens.

fotos - Fernanda Lenz e Bel César

Monastério de Chatrieng - 9 de agosto

Fachada do Monastério de Chatrieng, onde dormimos por 4 noites.









Escada de construção do novo monastério de Chatrieng. Observe a torre de celular atmoda entre os monges, a cada hora toca o celular de um!....E ao lado, a nova construção.
Vista do monastério de cima da nova construção (toda feita com terra e madeira). Detalhe cabeça da nova estátua de 10 andares de Lama Tsongkhapa.









Lama Michel e monge conversando sobre filosofia.

fotos - Fernanda Lenz e Bel César